Brasileiro encara paredão em Nazaré e concorre ao prêmio de maior onda do ano
21/11/2017 - 15h19 em Esportes

O surfista Rodrigo Koxa é um do favoritos ao prêmio do XXL Awards, o "Oscar" das ondas grandes, na categoria de maior onda da temporada. O big rider surfou a maior onda do dia no último swell em Nazaré, Portugal, em 8 de novembro. A onda foi tão grande que muitos já falam em quebra de recorde mundial, mas esse feito só será confirmado no final de abril, caso Koxa permaneça com a maior onda e vença o XXL.

- O dia foi incrível. Para mim, foi o dia da minha vida, o mais especial de todos. O dia que fez valer a pena a minha inteira de surfe de ondas grandes, tudo se resumiu naquele mar enorme. Um mar que eu esperei com todo o carinho do mundo ali no pico, uma onda que quebra muito perto das pedras e eu passei um perrengue em 2014. Tive pesadelo, peguei psicólogo, trabalhei com coach, trabalhei em cima do meu medo para viver esse sonho e fui abençoado com esse presente incrível. Um presente de Deus, uma onda enorme do jeito que eu sonhei e do jeito que eu sempre quis surfar essa onda - disse Rodrigo Koxa.

Koxa: "Comemoração, êxtase e sonho realizado"

Habituado a desafiar a natureza de forma radical, o experiente paulista de 38 anos dropou uma "montanha de água" estimada em 85 a 90 pés de altura (cerca de 25 a 27 metros). Alguns especialistas do segmento afirmaram nas redes sociais ter 100 pés, no entanto, é preciso um estudo mais apurado para estabelecer a medição exata. O feito foi reconhecido pelo ícone e um dos maiores conhecedores das ondas de Nazaré, Garret McNamara, e é uma das favoritas ao prêmio máximo da modalidade no XXL. Se o tamanho for oficializado, Koxa entrará para o Guiness Book, o livro dos recordes, por sua corajosa façanha.

- A onda foi tão sólida, deu para sentir a energia dela, pegar bastante velocidade e descer reto, surfando até a base da onda. O momento que eu desci reto foi o mais assustador, eu quase caí da onda. Foi a parte mais punk, deu uma balançada no corpo e depois de corrigir aquilo a onda ficou mais lisa. Quando eu acabei, foi incrível. Comemoração, êxtase, um sonho realizado. Só gratidão - acrescentou o big rider paulista.

O tamanho da sua onda será medido pela comitiva do evento se vencer o prêmio e ela precisará ter acima dos 78 pés, atual recorde mundial do americano Garret McNamara. O recordista mundial postou o vídeo da onda em uma rede social e elogiou o brasileiro. As imagens da onda foram feitas por Cesinha Feliciano, em uma produção do Canal Off.

- Você pode chamar de Koxa bomba! Ninguém merece isso mais!!! Rodrigo Koxa na maior onda do swell. Rodrigo morava no meu jardim até pouco tempo atrás. Tem sido um longo caminho. Tão orgulhoso de você !!! Sempre cobrando, sempre humilde, sempre amando todos !!! - escreveu.

 

 Por GloboEsporte.com, Nazaré, Portugal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!